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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SILVA, Maria Abádia da. A formação docente na visão dos ministros de educação e chefes de estado da UE. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.407-427. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26132.

O presente artigo problematiza o ordenamento político que deu origem ao Espaço Europeu de Educação Superior e, nele, a formação docente instituída à luz dos Comunicados da Comissão Europeia, documentos aprovados e resoluções publicadas no Diário Oficial da União Europeia. Esses desencadeiam um modelo de educação e formação de profissionais para os Estados- membros, voltado para a aprendizagem ao longo da vida, propondo converter a universidade e a escola em agências de serviços. O texto analisa, no ciclo de conferências de ministros e chefes de Estado, os eixos estratégicos, as competências básicas, habilidades e aptidões que se exigem dos alunos, de modo a aproximar a escola das empresas, além de estimular o espírito empresarial nos indivíduos em todos os níveis. Aponta, ainda, que se associa a formação de professores a um tipo de crescimento econômico conservador em que flexibilidade, empregabilidade, competitividade, individualismo, eficiência, cultura digital e racionalidade são pressupostos condutores das políticas e práticas de educação.

Palavras-chave : Formação Docente; Educação e Formação no Eees; Política Educacional.

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