SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Teacher formation as seen by eu education ministers and heads of StateListening to the subject in the context of human resources author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

CORREIA, Jonilson Costa. O saber-fazer na formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.429-441. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26812.

Este estudo se propõe a analisar o saber-fazer na formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno. Para a análise dos dados sobre os saberes, contamos com as contribuições dos teóricos Paulo Freire (1996), Tardif (2002) e Saviani (1987). Na construção do presente estudo, optamos pela abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA. Concluímos que os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados; sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.

Keywords : Curso de Hotelaria; Saberes Docentes; Formação; Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )