SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2A formação docente na visão dos ministros de educação e chefes de estado da UEA escuta do sujeito no contexto de recursos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

CORREIA, Jonilson Costa. O saber-fazer na formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.429-441. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26812.

Este estudo se propõe a analisar o saber-fazer na formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno. Para a análise dos dados sobre os saberes, contamos com as contribuições dos teóricos Paulo Freire (1996), Tardif (2002) e Saviani (1987). Na construção do presente estudo, optamos pela abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA. Concluímos que os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados; sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.

Palavras-chave : Curso de Hotelaria; Saberes Docentes; Formação; Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )