SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2O saber-fazer na formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do MaranhãoPossibilidades do bem-estar docente no contexto educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

POLI, Maria Cristina  e  ALMEIDA, Lucia. A escuta do sujeito no contexto de recursos humanos. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.443-456. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.220963.

A partir da análise das atribuições da área de Recursos Humanos, propomos promover um debate interdisciplinar em um diálogo com a psicanálise. Entendemos que os estudos sobre as organizações têm trazido inúmeras contribuições, auxiliando as empresas em sua busca por espaços de trabalho mais humanizados. Porém, não queremos deixar de problematizar o modo como as empresas lidam com seus funcionários, na medida que elas podem produzir um modelo instrumentalizado e instrumentalizador, com tal rigor pragmático e metodológico que acaba inviabilizando a escuta do trabalhador de um outro lugar senão o de agente de padronização a serviço dos objetivos da empresa.

Palavras-chave : Psicanálise; Cultura; Recursos Humanos; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )