SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Listening to the subject in the context of human resourcesNational curriculum parameters for secondary education: preparing for the insecurity of the labor market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

COSTELLA, Silvério; NOAL, Ingrid Kork  and  NAUJORKS, Maria Inês. Possibilidades do bem-estar docente no contexto educacional. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.457-468. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.226134.

O foco deste artigo são as reflexões sobre mal-estar docente e possibilidade do bem-estar no contexto educacional. O estudo foi realizado nas escolas públicas estaduais no município de Santa Maria - RS. A coleta de dados deu-se através de encontros, consistindo em apresentar o que está emergindo dos docentes em termos de caminhos para o bem-estar. A categoria "mal-estar" docente aparece, inicialmente, como algo externo no qual os docentes sentem-se vítimas e não como sujeitos da própria escolha, portanto, isentos de responsabilidade. No decorrer das reflexões, emergiu do grupo uma tomada de consciência em que cada um foi se reconhecendo parte do processo no qual se gerou o mal-estar, como sujeito da própria escolha. Esse insight grupal possibilitou o início da "cura" desse sentimento, cuja omissão comprometeria a saúde pessoal, bem como a consciência de que a falta de manejo do estresse colocaria em jogo o projeto profissional e existencial.

Keywords : Estresse; Professor; Ensino; Bem-Estar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )