SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2El escuchar al individuo en el contexto de recursos humanosLos parámetros curriculares nacionales de la enseñanza media: la preparación para el precario mundo del trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

COSTELLA, Silvério; NOAL, Ingrid Kork  y  NAUJORKS, Maria Inês. Possibilidades do bem-estar docente no contexto educacional. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.457-468. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.226134.

O foco deste artigo são as reflexões sobre mal-estar docente e possibilidade do bem-estar no contexto educacional. O estudo foi realizado nas escolas públicas estaduais no município de Santa Maria - RS. A coleta de dados deu-se através de encontros, consistindo em apresentar o que está emergindo dos docentes em termos de caminhos para o bem-estar. A categoria "mal-estar" docente aparece, inicialmente, como algo externo no qual os docentes sentem-se vítimas e não como sujeitos da própria escolha, portanto, isentos de responsabilidade. No decorrer das reflexões, emergiu do grupo uma tomada de consciência em que cada um foi se reconhecendo parte do processo no qual se gerou o mal-estar, como sujeito da própria escolha. Esse insight grupal possibilitou o início da "cura" desse sentimento, cuja omissão comprometeria a saúde pessoal, bem como a consciência de que a falta de manejo do estresse colocaria em jogo o projeto profissional e existencial.

Palabras clave : Estresse; Professor; Ensino; Bem-Estar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )