SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Possibilidades do bem-estar docente no contexto educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

PIOVEZAN, Patrícia Regina  e  VIEITEZ, Candido Giraldez. Os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: a preparação para o mundo do trabalho precário. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.469-487. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.226135.

O objetivo deste artigo é apresentar de que forma a categoria trabalho é abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), visto ser essa categoria a base principal para a formulação da reforma curricular desse nível de ensino. Nesse documento, há dois eixos centrais: o trabalho e a cidadania. Porém, a cidadania é agregada e subordinada às novas exigências do mundo do trabalho que, de acordo com o documento, foi constituído após os anos 1970. Segundo os autores dos PCN do ensino médio, a sociedade contemporânea sofreu duas grandes transformações nessa década - a revolução tecnológica e a do conhecimento - que deram origem às novas exigências do processo produtivo, do mercado de trabalho e das relações sociais. A partir dessas justificativas do MEC para a reforma do ensino médio brasileiro, nosso objetivo, neste artigo, é verificar de que forma a categoria trabalho é conceituada no documento, como a organização curricular do ensino médio se adaptou às novas tendências e quais são essas novas exigências do mundo do trabalho a que o documento pretende se adaptar. Para essa análise, utilizamos as categorias: trabalho, trabalho estranhado e a precarização do trabalho.

Palavras-chave : Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio; Trabalho; Cidadania; Reestruturação Produtiva; Precarização do Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )