SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3¿educar sin barandas? La formación en tiempos de ruptura con la tradición índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

TOLEDO, Cézar de Alencar de  y  GOMES, Jarbas Maurício. Educação e hegemonia nos Quaderni del cárcere de Antonio Gramsci (1891-1937). Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.503-517. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00503.

A luta pela hegemonia e a ação dos intelectuais na formação cultural dos grupos sociais são temas que compõem o eixo central das análises de Antonio Gramsci (1891-1937) que demonstrou a importância da educação para a consolidação de uma hegemonia, seja pela ação da educação escolar, seja pela educação não escolar, feita em partidos políticos e sindicatos. Este texto tem como objetivo avaliar as ideias que fundamentaram as proposições de Gramsci sobre a educação a partir da análise dos Quaderni del carcere, posto ter ele demonstrado que a ação educativa desenvolvida pelos grupos de intelectuais encontra-se impregnada de contradições que influenciam o desenvolvimento e o sucesso da elaboração da contra-hegemonia por parte das classes trabalhadoras.

Palabras clave : Educação; Hegemonia; Antonio Gramsci; Quaderni del Carcere.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )