SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Educación y hegemonía en los Quaderni del Carcere de Antonio Gramsci (1891-1937)La teoría de las representaciones sociales: un bosquejo de un camino teórico metodológico en el campo de la investigación en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

LUDWIG, Cristiane. Educar sem corrimões? A formação em tempos de ruptura com a tradição. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.519-535. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00519.

O trabalho procura interpretar o pensamento de Hannah Arendt, como elo hermenêutico de compreensão da formação, diante do diagnóstico moderno de crise na educação e de ruptura com a tradição. A perda do mundo comum, com a diluição entre a esfera pública e a esfera privada, e a não separação entre o mundo dos adultos e o mundo das crianças resultaram em contornos limitados no campo da formação. Sob esse horizonte perguntase: Essas conquistas, que são caras à modernidade, podem ser reforçadas por um pensamento que busca conservar a tradição? Nesse intento, busca-se recuperar algumas reflexões extraídas de sua obra, concentrando-se na interpretação da proposta de conservação à luz da metáfora do "pensamento sem corrimão". Ao localizar na tradição elementos da vita activa, torna-se possível renovar a ideia do mundo comum, o que (re)acende o diálogo entre a Filosofia e a Educação em um horizonte profícuo.

Palabras clave : Formação; Mundo Comum; Pensamento sem Corrimão; Vita Activa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )