SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Educação e hegemonia nos Quaderni del cárcere de Antonio Gramsci (1891-1937)A teoria das representações sociais: um esboço sobre um caminho teórico-metodológico no campo da pesquisa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

LUDWIG, Cristiane. Educar sem corrimões? A formação em tempos de ruptura com a tradição. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.519-535. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00519.

O trabalho procura interpretar o pensamento de Hannah Arendt, como elo hermenêutico de compreensão da formação, diante do diagnóstico moderno de crise na educação e de ruptura com a tradição. A perda do mundo comum, com a diluição entre a esfera pública e a esfera privada, e a não separação entre o mundo dos adultos e o mundo das crianças resultaram em contornos limitados no campo da formação. Sob esse horizonte perguntase: Essas conquistas, que são caras à modernidade, podem ser reforçadas por um pensamento que busca conservar a tradição? Nesse intento, busca-se recuperar algumas reflexões extraídas de sua obra, concentrando-se na interpretação da proposta de conservação à luz da metáfora do "pensamento sem corrimão". Ao localizar na tradição elementos da vita activa, torna-se possível renovar a ideia do mundo comum, o que (re)acende o diálogo entre a Filosofia e a Educação em um horizonte profícuo.

Palavras-chave : Formação; Mundo Comum; Pensamento sem Corrimão; Vita Activa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )