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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

RODRIGUES, Jéssica Nascimento  e  RANGEL, Mary. A teoria das representações sociais: um esboço sobre um caminho teórico-metodológico no campo da pesquisa em educação. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.537-554. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00537.

A Teoria das Representações Sociais (TRS) tem influenciado a área educacional, já que essa, atualmente, está mais aberta a novas teorias, em processo de rompimento com o paradigma da modernidade, e tem produzido estudos em que a representação social ganha relevo. Objetivou-se, neste artigo, desenvolver os caminhos teórico-metodológicos que sustentam uma pesquisa de doutorado na área de educação, a partir da leitura/do estudo de autores seguidores de Serge Moscovici, criador da referida teoria, interessado pela produção cotidiana do senso comum e pela infiltração da produção científica nesse tipo de conhecimento. Reconheceu-se, na TRS, um largo passo para a compreensão da realidade na fruição com o senso comum, e o cotidiano escolar é um espaço relevante de estudo para esse referencial.

Palavras-chave : Teoria das Representações Sociais; Educação; Caminhos Teórico-Metodológicos.

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