SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Sociology of childhood and socio-anthropological approaches in the production of countries in the northern hemisphere and in BrazilDialogical pedagogical action: the challenge to overcomming subject rationality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

BORGES, Bruno Gonçalves  and  GATTI JUNIOR, Décio. O lugar da pedagogia no mundo científico e o papel das disciplinas de base. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.573-592. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00573.

O artigo a seguir trata da abordagem histórica da constituição ou pretensão constitutiva da pedagogia enquanto ciência da educação. Tem como objetivo analisar, por meio da bibliografia especializada, sobretudo de História da Educação/Pedagogia, as ações afirmativas do modelo clássico de ciência que se impôs à pedagogia já no século XX. O método utilizado para essa investigação esteve centrado na análise comparativa das obras e na identificação das matrizes do pensamento pedagógico. Percebe-se que, com tal empreendimento, a pedagogia obteve resultados diferentes do esperado, derivando, muitas vezes, no esvaziamento da própria reflexão pedagógica.

Keywords : História da Educação; Pedagogia; Experiência; Experimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )