SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Sociologia de la niñez y abordajes socio antropológicos en la producción de los países del hemisfério norte y BrasilAcción pedagógica dialógica: un desafío para superar la racionalidad disciplinar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

BORGES, Bruno Gonçalves  y  GATTI JUNIOR, Décio. O lugar da pedagogia no mundo científico e o papel das disciplinas de base. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.573-592. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00573.

O artigo a seguir trata da abordagem histórica da constituição ou pretensão constitutiva da pedagogia enquanto ciência da educação. Tem como objetivo analisar, por meio da bibliografia especializada, sobretudo de História da Educação/Pedagogia, as ações afirmativas do modelo clássico de ciência que se impôs à pedagogia já no século XX. O método utilizado para essa investigação esteve centrado na análise comparativa das obras e na identificação das matrizes do pensamento pedagógico. Percebe-se que, com tal empreendimento, a pedagogia obteve resultados diferentes do esperado, derivando, muitas vezes, no esvaziamento da própria reflexão pedagógica.

Palabras clave : História da Educação; Pedagogia; Experiência; Experimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )