SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3The place of pedagogy in the scientific world and the role of fundamental subjectsEducational policies for the 21st century: strategies for the formation of active consensus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

BARROS NETA, Maria da Anunciação Pinheiro. Ação pedagógica dialógica: desafio para superar a racionalidade disciplinar. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.593-612. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00593.

O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre possível efetivação da ação educativa de cunho interdisciplinar no curso de Pedagogia. Após a introdução, retoma, de forma sucinta, indicações teóricas de Weber e Tragtenberg sobre o processo de racionalização moderno e suas implicações na educação disciplinar. Com base na investigação qualitativa fenomenológica, descreve as informações colhidas das alunas entrevistadas e, como resultado, compreende e interpreta que é muito difícil construir a ação pedagógica de cunho interdisciplinar no interior da instituição ancorada na disciplinarização. Finaliza apresentando breve síntese da análise da pesquisa e aponta estratégias para inverter o movimento disciplinar na educação.

Keywords : Racionalidade Disciplinar; Pedagogia Burocrática; Interdisciplinaridade; Ações Pedagógicas Dialógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )