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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SANTOS, Fabiano Antônio. Políticas educacionais para o século XXI: estratégias para a formação do consenso ativo. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.613-631. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00613.

As políticas educacionais elaboradas a partir de meados dos anos 1990 e, principalmente, dos anos 2000 mudaram as estratégias para a prática de suas ações. Este artigo tem por objetivo discutir essas estratégias que visam a formação do consenso ativo entre os atores escolares e, em consequência, a preservação da hegemonia. Tais políticas tomam como aspectos principais das ações a ênfase na aprendizagem, o incentivo à participação e autonomia, sempre sob a justificativa, quase inapelável, de melhoria da qualidade da educação. Considerando a escola como núcleo de gestão, as chamadas políticas para o século XXI têm focado suas ações sobre os responsáveis diretos por sua implementação: professores, equipe pedagógica, direção, pais e responsáveis.

Palavras-chave : Autonomia; Política Educacional; Formação do Consenso; Participação.

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