SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Del discurso de la valorización a la realidad de la precarización: los profesionales de la educación en el contexto del Fundef y del FundebLa importancia de la lectura y las concepciones de los graduandos del curso de extensión "lectura y escritura en la universidad: una práctica transformadora" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SIVERES, Luiz. Os processos de aprendizagem na formação e profissionalização docente. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.649-661. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00649.

O objetivo do artigo é compreender a formação e a profissionalização dos docentes, a partir dos processos de aprendizagem contextualizados em uma realidade que está em constante mudança e tematizados no horizonte epistemológico de construção de saberes. Para isso contribuiu a retomada de algumas iniciativas aprendentes, propostas por instituições, como a Unesco, ou por teóricos da educação, como Edgar Morin. Com base nesse percurso são propostas algumas categorias para enfrentar os desafios da aprendizagem docente, ou seja, a dimensão subjetiva pela relação entre a singularidade e a convivialidade, a dimensão pedagógica pela relação entre a informação e a compreensão, e a dimensão teleológica pela relação entre o bem-estar e o bem viver. Toda essa dinâmica dialógica está pautada na eticidade e na politicidade, considerados os pressupostos dinamizadores do processo de aprendizagem dos docentes.

Palabras clave : Formação; Profissionalização; Docente; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )