SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Los procesos de aprendizaje en la formación y profesionalización docenteLenguaje poético en sintonía con el niño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

FRANCO, Sandra Aparecida Pires  y  MOLINARI, Andressa Cristina. A importância da leitura e as concepções dos graduandos do curso de extensão "Leitura e escrita na universidade: uma prática transformadora". Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.663-675. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00663.

Neste estudo, investigou-se como alunos de um curso de extensão de uma Universidade pública do norte do Paraná percebem o ato da leitura. Para tal, os dados coletados por meio de um questionário procuraram buscar respostas para três perguntas: o que é ler? Qual a sua importância? Onde a leitura ocorre? Para contribuir para o processo de formação de alunos leitores no âmbito da escola e da Universidade, partimos da concepção de leitura para além de uma decodificação de palavras. Como sujeitos da pesquisa, tivemos seis alunos que participaram do curso de extensão. Apontamos, também, a necessidade de implementação de atividades no âmbito escolar que possibilitem a superação da prática de leitura mecânica e das falhas de interpretação. O tratamento dado ao instrumento foi de cunho interpretativista, por intermédio da indução.

Palabras clave : Leitura; Escrita; Formação de Leitores; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )