SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3La importancia de la lectura y las concepciones de los graduandos del curso de extensión "lectura y escritura en la universidad: una práctica transformadora"El alfabetizador como referencia para la constitución de la profesionalidad docente en la alfabetización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

ESPEIORIN, Vânia Marta  y  RAMOS, Flávia Brocchetto. Linguagem poética em sintonia com a criança. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.677-694. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00677.

A criança precisa de arte para a sua formação. A poesia abarca características que ajudam na constituição e na humanização da criança - sensível às belezas do universo estético e da esfera cultural e social da qual faz parte. Nesse contexto, a poesia mostra-se aberta à infância e próxima de quem está descobrindo o mundo, as palavras, os sons. Por meio da leitura ou da audição de poemas, os pequenos têm condições de ampliar o horizonte de conhecimento, pois a poesia conversa com o leitor mirim e auxilia o processo educativo. Este artigo integra um estudo maior sobre a educação pelo poético e busca refletir sobre como essa linguagem pode construir saberes e auxiliar na formação da criança. Para efetivar a reflexão, apoia-se em teóricos da área da educação e da literatura, como Dewey (1980), Freire (1996), Candido (1995), Paz (1982), Pound (1990), Paviani (1996) e Ramos (2010). A partir desses fundamentos e de princípios postos por Antonio Candido (2008), analisa-se a poesia "Pausa", de Mario Quintana (2005), a fim de discutir seu potencial para humanizar o leitor.

Palabras clave : Criança; Educação; Poesia; Leitura; Humanização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )