SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3A importância da leitura e as concepções dos graduandos do curso de extensão "Leitura e escrita na universidade: uma prática transformadora"O alfabetizador como referência para a constituição da profissionalidade docente em alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ESPEIORIN, Vânia Marta  e  RAMOS, Flávia Brocchetto. Linguagem poética em sintonia com a criança. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.677-694. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00677.

A criança precisa de arte para a sua formação. A poesia abarca características que ajudam na constituição e na humanização da criança - sensível às belezas do universo estético e da esfera cultural e social da qual faz parte. Nesse contexto, a poesia mostra-se aberta à infância e próxima de quem está descobrindo o mundo, as palavras, os sons. Por meio da leitura ou da audição de poemas, os pequenos têm condições de ampliar o horizonte de conhecimento, pois a poesia conversa com o leitor mirim e auxilia o processo educativo. Este artigo integra um estudo maior sobre a educação pelo poético e busca refletir sobre como essa linguagem pode construir saberes e auxiliar na formação da criança. Para efetivar a reflexão, apoia-se em teóricos da área da educação e da literatura, como Dewey (1980), Freire (1996), Candido (1995), Paz (1982), Pound (1990), Paviani (1996) e Ramos (2010). A partir desses fundamentos e de princípios postos por Antonio Candido (2008), analisa-se a poesia "Pausa", de Mario Quintana (2005), a fim de discutir seu potencial para humanizar o leitor.

Palavras-chave : Criança; Educação; Poesia; Leitura; Humanização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )