SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Poetic language in tune with the childBuilding a strategy for the classification of podcasting in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral; BAPTISTA, Alessandra Ribeiro  and  RIBEIRO, Alexandre do Amaral. O alfabetizador como referência para a constituição da profissionalidade docente em alfabetização. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.695-710. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00695.

Este artigo apresenta resultados de investigação sobre elementos presentes nos registros mnêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita de professores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, RJ, expressos em textos do gênero "memórias". Mediante a análise do conteúdo desses registros, torna-se possível explicitar sob quais referências os professores "alfabetizadores" constroem suas relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. A análise dessas narrativas apontou principalmente para questões relacionadas ao professor como referência para a aprendizagem da leitura e da escrita e, ainda, para aspectos didático-pedagógicos dos saberes em alfabetização como elementos essenciais à constituição da profissionalidade docente.

Keywords : Professores Alfabetizadores; Profissionalidade Docente; Alfabetização; Narrativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )