SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Lenguaje poético en sintonía con el niñoConstrucción de una estrategia de clasificación para podcasts en la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral; BAPTISTA, Alessandra Ribeiro  y  RIBEIRO, Alexandre do Amaral. O alfabetizador como referência para a constituição da profissionalidade docente em alfabetização. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.695-710. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00695.

Este artigo apresenta resultados de investigação sobre elementos presentes nos registros mnêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita de professores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, RJ, expressos em textos do gênero "memórias". Mediante a análise do conteúdo desses registros, torna-se possível explicitar sob quais referências os professores "alfabetizadores" constroem suas relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. A análise dessas narrativas apontou principalmente para questões relacionadas ao professor como referência para a aprendizagem da leitura e da escrita e, ainda, para aspectos didático-pedagógicos dos saberes em alfabetização como elementos essenciais à constituição da profissionalidade docente.

Palabras clave : Professores Alfabetizadores; Profissionalidade Docente; Alfabetização; Narrativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )