SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3El alfabetizador como referencia para la constitución de la profesionalidad docente en la alfabetización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Construção de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.711-730. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00711.

A incipiência do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo, oriundo da tese Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação, busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização daquela tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.

Palabras clave : Tecnologias de Oralidade; Tecnologia Educacional; Classificação; Oralidade Digital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )