SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Third level dance education in Brazil: a historico-critical overview of the establishment of a field of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

MARIANAYAGAM, Carla Angelica Sella  and  VIRIATO, Edaguimar Orquizas. A implementação do conteúdo de música sob a ótica dos professores de arte das escolas municipais de Cascavel, PR. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.1-18. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.26897.

Este artigo busca retratar os resultados da pesquisa realizada nas escolas municipais de Cascavel, PR, acerca da implantação da Lei Federal n. 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de Música como conteúdo do componente curricular Arte nas escolas de Educação Básica; e tecer algumas considerações acerca das representações dos professores sobre a realidade escolar relacionada à implementação da Educação Musical. O estudo evidenciou, entre outros aspectos, a formação descontinuada e fragmentada do professor, que tem resultado em espontaneísmo na ação docente, e a secundarização do componente curricular Arte pela Secretaria Municipal de Educação.

Keywords : Políticas Educacionais; Educação Básica; Ensino de Música; Lei n. 11.769/08.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )