SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1La formación superior en danza en Brasil: panorama histórico-crítico de la constitución de un campo de saber índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

MARIANAYAGAM, Carla Angelica Sella  y  VIRIATO, Edaguimar Orquizas. A implementação do conteúdo de música sob a ótica dos professores de arte das escolas municipais de Cascavel, PR. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.1-18. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.26897.

Este artigo busca retratar os resultados da pesquisa realizada nas escolas municipais de Cascavel, PR, acerca da implantação da Lei Federal n. 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de Música como conteúdo do componente curricular Arte nas escolas de Educação Básica; e tecer algumas considerações acerca das representações dos professores sobre a realidade escolar relacionada à implementação da Educação Musical. O estudo evidenciou, entre outros aspectos, a formação descontinuada e fragmentada do professor, que tem resultado em espontaneísmo na ação docente, e a secundarização do componente curricular Arte pela Secretaria Municipal de Educação.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Educação Básica; Ensino de Música; Lei n. 11.769/08.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )