SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1La formación superior en danza en Brasil: panorama histórico-crítico de la constitución de un campo de saber¿Danzando de acuerdo con la música (o de acuerdo con la ley)? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro  y  PACHECO, Eduardo Guedes. Música(s) e educação básica: pensando processos formativos e ações profissionais na unidocência. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.39-54. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.29510.

Este texto busca pensar sobre a educação básica e a(s) música(s) na escola. Transversalizando a discussão são examinadas possibilidades formativas e de atuação de professores unidocentes licenciados em Pedagogia. Para isso, os autores buscam como problematizar com músicos, professores, compositores e pesquisadores sobre os entendimentos que conduzem, não só as práticas docentes destes profissionais, mas também as concepções sobre Arte e, em especial, sobre a Música na escola. Como se pensa o espaço da escola e o projeto de educação básica e suas relações com as músicas? Como a escola lida com as músicas ao elaborar e escolher suas concepções/relações com a infância, com a educação e, não menos importante, com a arte? Questões como estas conduziram a elaboração deste ensaio, o qual teve como principal objetivo problematizar acerca da educação básica, da escola, da formação e das práticas musicais de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Palabras clave : Educação Básica; Música(s); Pedagogia; Unidocência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )