SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Educating musically in difference: the challenges the arts place upon educationFrom e-laissez-faire to critical intermedia education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

REAL, Márcio Penna Corte. As musicalidades das rodas de capoeira: investigação de um campo de saber/poder(?). Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.87-111. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.29513.

Neste texto, discutem-se os papéis das musicalidades da capoeira. Recorre-se à noção de campo na análise da contradição entre o potencial educativo intercultural das musicalidades na/da capoeira e a possibilidade de constituírem-se em objetos de disputas entre seus agentes. Destaca-se como fio condutor do enredo argumentativo a ideia de rodas de capoeira, como alegoria para o método expositivo. Tomam-se como dados aspectos das histórias de mestres de capoeira que viveram em Salvador, BA, entre 1890 e 1994; e entrevistas realizadas durante três meses de trabalho de campo, nesta cidade. O trabalho resultou em contribuições concernentes à investigação de processos de ensino-aprendizagem das musicalidades e à constituição de saberes de educadores em espaços não formais, entendidos como campos de saber e de poder.

Keywords : Capoeira; Musicalidades; Campo; Educadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )