SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Del e-laissez-faire a la educación intermediática críticaFormación en educación artística: posible diálogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SOUZA, André Barcellos Carlos de. Arte, infância e indústria cultural. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.129-143. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.27172.

Este artigo enfoca a arte, como mercadoria e como conhecimento,sendo problematizada pela mediação dos conceitos de infância e indústria cultural. Fica claro que as condições de produção e recepção dos bens artísticos são regidas pelo capitalismo. Tema de grande importância neste texto, a infância se constitui concomitantemente com o surgimento e a consolidação do capitalismo, bem como com seu desenvolvimento, com as concepções de liberdade e com a ressignificação das necessidades humanas. Assim, é necessário educar as crianças em determinadas condições e estabelecer possibilidades formativas importantes. Mediadas pelos processos de socialização que dispõem de conteúdos a serem internalizados, eles contribuem para a autonomia e a emancipação, evidenciando a arte como possibilidade.

Palabras clave : Arte; Infância; Indústria Cultural; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )