SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Art, Childhood And Cultural IndustryTeaching knowledge: a network being built in the day-to-day of language teachers at the beginning of their teaching careers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos. Formação em arte-educação: diálogos possíveis. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.145-162. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.27187.

Este artigo propõe-se a refletir criticamente sobre a formação docente em arte- educação no Campus Universitário de Marabá, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Uma vez que não existe curso de graduação na área de arte, necessárias são, muitas vezes, por parte dos docentes, improvisações em sala de aula. Destacam-se alguns métodos pertinentes à prática da arte na escola: o espaço potencial; o significado da arte como experiência; a formação estética do homem; e as implicações do conceito de resiliência na formação do docente em arte-educação. Aponta-se que no vínculo do professor com o mundo da arte o seu desdobramento envolve o fazer, o sentir e o fruir, a partir do contexto histórico cultural e social em que vive.

Keywords : Arte-Educação; Espaço Potencial; Professor de Arte; Resiliência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )