SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1El Arte, La Niñez Y La Industria CulturalLos saberes docentes: una trama en construcción cotidiana en el aula de profesoras de idiomas en su etapa inicial de docencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos. Formação em arte-educação: diálogos possíveis. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.145-162. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.27187.

Este artigo propõe-se a refletir criticamente sobre a formação docente em arte- educação no Campus Universitário de Marabá, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Uma vez que não existe curso de graduação na área de arte, necessárias são, muitas vezes, por parte dos docentes, improvisações em sala de aula. Destacam-se alguns métodos pertinentes à prática da arte na escola: o espaço potencial; o significado da arte como experiência; a formação estética do homem; e as implicações do conceito de resiliência na formação do docente em arte-educação. Aponta-se que no vínculo do professor com o mundo da arte o seu desdobramento envolve o fazer, o sentir e o fruir, a partir do contexto histórico cultural e social em que vive.

Palabras clave : Arte-Educação; Espaço Potencial; Professor de Arte; Resiliência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )