SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Formation in art education: a possible dialogueDialogues of teaching and oriental habitus in the memoirs of retired teachers of japanese origin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

GUERRA, Míriam Martinez  and  PINHO, Maria José de. Saberes docentes: teia em construção no dia a dia da sala de aula de professoras de línguas em fase inicial na docência. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.163-177. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18748.

Este artigo visa mostrar momentos da fase inicial da prática do trabalho na docência de duas professoras de línguas, no ensino médio, em escolas públicas. O corpus da pesquisa baseia-se em registros de observações das práticas de ensino das professoras em seu fazer docente e no diário de campo produzido durante um semestre de observação em sala de aula. Notamos que as professoras desenvolvem sua formação docente em meio a diferentes saberes, disciplinares e não disciplinares, aos quais chamaremos de "entremeios" na docência.

Keywords : Trabalho Docente; Formação Inicial do Professor; Ensino de Línguas; Letramento do Professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )