SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Formación en educación artística: posible diálogoDiálogos del habitus profesoral y oriental en las memorias de profesoras jubiladas de origen japonés índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

GUERRA, Míriam Martinez  y  PINHO, Maria José de. Saberes docentes: teia em construção no dia a dia da sala de aula de professoras de línguas em fase inicial na docência. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.163-177. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18748.

Este artigo visa mostrar momentos da fase inicial da prática do trabalho na docência de duas professoras de línguas, no ensino médio, em escolas públicas. O corpus da pesquisa baseia-se em registros de observações das práticas de ensino das professoras em seu fazer docente e no diário de campo produzido durante um semestre de observação em sala de aula. Notamos que as professoras desenvolvem sua formação docente em meio a diferentes saberes, disciplinares e não disciplinares, aos quais chamaremos de "entremeios" na docência.

Palabras clave : Trabalho Docente; Formação Inicial do Professor; Ensino de Línguas; Letramento do Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )