SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Formação em arte-educação: diálogos possíveisDiálogos do habitus professoral e oriental nas memórias de professoras aposentadas de origem japonesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

GUERRA, Míriam Martinez  e  PINHO, Maria José de. Saberes docentes: teia em construção no dia a dia da sala de aula de professoras de línguas em fase inicial na docência. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.163-177. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18748.

Este artigo visa mostrar momentos da fase inicial da prática do trabalho na docência de duas professoras de línguas, no ensino médio, em escolas públicas. O corpus da pesquisa baseia-se em registros de observações das práticas de ensino das professoras em seu fazer docente e no diário de campo produzido durante um semestre de observação em sala de aula. Notamos que as professoras desenvolvem sua formação docente em meio a diferentes saberes, disciplinares e não disciplinares, aos quais chamaremos de "entremeios" na docência.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Formação Inicial do Professor; Ensino de Línguas; Letramento do Professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )