SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Saberes docentes: teia em construção no dia a dia da sala de aula de professoras de línguas em fase inicial na docênciaPolíticas públicas, formação de professores e didática: resultados de uma triangulação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

NISHIMOTO, Miriam Mity  e  PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Diálogos do habitus professoral e oriental nas memórias de professoras aposentadas de origem japonesa. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.1, pp.179-197. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18783.

Nesse trabalho examinamos memórias de professoras aposentadas de origem japonesa, para compreender o papel que a cultura do grupo de origem étnica teve na trajetória de formação e ação docente, instituindo maneiras de ser e estar na profissão -habitus professoral. Metodologicamente, utilizamos as técnicas de história de vida para coleta dos relatos e análise de conteúdo, com o auxílio tecnológico do software NVivo8 para a organização dos dados. As análises foram realizadas à luz da teoria de Pierre Bourdieu e interlocutores, a qual nos possibilitou constatar que, nas trajetórias de vida, as professoras incorporaram valores da cultura de origem, isto é, um habitus oriental que perdurou e colaborou com a estruturação de um habitus professoral.

Palavras-chave : Memória; Professoras Aposentadas; Habitus Oriental; Habitus Professoral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )