SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Negative dialectics: tensions between philosophy and metaphysics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

ZUIN, Antônio A. S.. A cultura digital, a semiformação e o novo elo pedagógico. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.241-256. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31705.

Hoje, os indivíduos viciam-se por estímulos audiovisuais, propagados pelas telas onipresentes em todas as relações sociais. Desde elevadores até bares e restaurantes lotados em que se transmitem as notícias mais atuais, nota-se a presença da tela que se universaliza nas relações de trabalho e de tempo livre, as quais, não por acaso, aproximam-se cada vez mais. Diante desse contexto histórico, torna-se imprescindível analisar o modo como as novas formas de produção e disseminação das informações redirecionam os vetores da relação professor-aluno. Seguindo essa linha de raciocínio, o principal objetivo deste artigo é analisar tais transformações da relação professor-aluno em tempos da chamada cultura digital.

Keywords : Cultura Digital; Semiformação; Indústria Cultural; Elo Pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )