SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Escenas didáctico-pedagógicas y sus relaciones con el desarrollo de la racionalidad tecnológicaEducación y psicoanálisis según Adorno: la (re)versión apologética de la cultura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

NOGUEIRA, Monique Andries. Adorno e os tipos de comportamento musical: atualidade e limites de uma categorização. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.297-310. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31709.

O presente artigo busca promover uma reflexão acerca da atualidade da classificação dos comportamentos musicais, realizada por T. W. Adorno, na década de sessenta do século passado. Em seu ensaio original, o filósofo aponta oito tipos de ouvintes: o especialista, o bom ouvinte, o consumidor cultural, o ouvinte emocional, o ouvinte do ressentimento, o ouvinte de jazz, o ouvinte do entretenimento e o indiferente. Ao fazer essa categorização, Adorno utiliza tanto elementos propriamente musicais, quanto fundamentos sociológicos e psicológicos. Uma vez que uma intensa modificação nos padrões de escuta se deu a partir da crescente revolução tecnológica, poder-se-ia supor que essa categorização se apresentasse inválida. No entanto, concluímos que boa parte de sua análise permanece atual e relevante, pois são pontuais os possíveis anacronismos. O que ressalta aos olhos é que os processos de regressão da audição e de coisificação da música pela indústria cultural permanecem ativos e devastadores.

Palabras clave : Comportamentos Musicais; Teoria Crítica; Sociologia da Música.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )