SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Adorno e os tipos de comportamento musical: atualidade e limites de uma categorizaçãoA educação na época da conectividade em rede ou: que fim levou a autonomia? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ZANOLLA, Sílvia Rosa da Silva. Educación y psicoanálisis según Adorno: la (re)versión apologética de la cultura. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.311-327. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31710.

O objetivo deste trabalho é analisar a complexa relação entre a Educação e a Psicanálise à luz da teoria crítica adorniana. O debate se pauta, epistemologicamente, pelos conceitos de sujeito e objeto, materialismo e idealismo, subjetividade e objetividade. A proposta considera contribuições de importantes pensadores da teoria do conhecimento, como Kant, Marx e Freud, na interface com a cultura e a educação. Estabelecem-se como discussão pertinente ao objeto os conceitos-chave: crítica, autocrítica, consciência, autonomia e humanização.

Palavras-chave : Educação; Psicanálise; Teoria Crítica; Teoria Adorniana; Educación; Psicoanálisis; Teoría Crítica; Teoría de Adorno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )