SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Education and psychoanalysis in Adorno: the apologetic (re)version of cultureThe (im)potency of experience and the individual in endgame author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

MAAR, Wolfgang Leo. A educação na época da conectividade em rede ou: que fim levou a autonomia?. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.329-353. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31711.

Neste texto, procura-se interpretar os rumos e as possibilidades da educação, conforme as tendências presentes sob as condições do que Manuel Castells denomina sociedade em rede. A análise se baseia em contribuições de Rousseau a Marx - sobretudo referentes à apreensão da autonomia e da sociedade - que conduziram à teoria crítica da sociedade, de Adorno e Marcuse. No capitalismo da sociedade em rede, houve uma transferência da prática das redes financeiras para as redes sociais, sem atentar à diferença entre o tempo das finanças e o tempo das vidas humanas. Em relação a esse quadro, procura-se apontar a atualidade da educação para a contradição e a resistência de Adorno, como processo educacional crítico, baseado na experiência da diferença e da contradição. Nela se contrapõem, de um lado, práticas combinadas com a educação existente na conexão em rede e sua participação virtual e, de outro, práticas alternativas em interações sociais objetivas e qualitativas.

Keywords : Autonomia; Sociedade em Rede; Participação; Theodor Adorno; Educação Crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )