SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Educación y psicoanálisis según Adorno: la (re)versión apologética de la culturaLa (im)potencia de la experiencia y del individuo en la obra Fin de Partida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

MAAR, Wolfgang Leo. A educação na época da conectividade em rede ou: que fim levou a autonomia?. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.329-353. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31711.

Neste texto, procura-se interpretar os rumos e as possibilidades da educação, conforme as tendências presentes sob as condições do que Manuel Castells denomina sociedade em rede. A análise se baseia em contribuições de Rousseau a Marx - sobretudo referentes à apreensão da autonomia e da sociedade - que conduziram à teoria crítica da sociedade, de Adorno e Marcuse. No capitalismo da sociedade em rede, houve uma transferência da prática das redes financeiras para as redes sociais, sem atentar à diferença entre o tempo das finanças e o tempo das vidas humanas. Em relação a esse quadro, procura-se apontar a atualidade da educação para a contradição e a resistência de Adorno, como processo educacional crítico, baseado na experiência da diferença e da contradição. Nela se contrapõem, de um lado, práticas combinadas com a educação existente na conexão em rede e sua participação virtual e, de outro, práticas alternativas em interações sociais objetivas e qualitativas.

Palabras clave : Autonomia; Sociedade em Rede; Participação; Theodor Adorno; Educação Crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )