SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Las políticas públicas brasileñas para la formación de profesores a distancia en la sociedad capitalistaInterlocuciones entre la enseñanza superior y la educación básica: reflexiones sobre la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

TEIXEIRA JUNIOR, Waine  y  RODRIGUES, Sílvia de Fátima Pilegi. Educação, trabalho e flexibilização: perspectivas na agenda das políticas públicas na sociedade da informação. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.397-411. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20896.

O presente artigo busca apontar os desdobramentos do uso intensivo das novas Tecnologias da Comunicação e da Informação como instrumentos de intensificação de produtividade no modelo neoliberal sob a perspectiva das modificações no campo do trabalho, consequentemente, no perfil do trabalhador e nos caminhos para a sua formação. A elaboração de políticas públicas nesses três segmentos revela-se sob a forma de flexibilização, com consequências importantes para a sociedade. O papel do Banco Mundial é muito relevante nesse contexto, ao revelar em seus documentos diversas recomendações em campos estratégicos estruturais, em especial dentro do domínio da educação, nos países em desenvolvimento. Nesse sentido, é possível observar a forte presença de direcionadores socioeconômicos, tendo em vista a eficiência e a eficácia como metas gerenciais dos processos produtivos. O ensino na modalidade a distância, pelos meios públicos ou privados, pode ocultar aspectos geradores de diferenças e desigualdades.

Palabras clave : Educação; Trabalho; Políticas Públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )