SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Educación, trabajo y flexibilización: perspectivas en la agenda de las políticas públicas en la sociedad de la informaciónPuntos nodales para la formación del pedagogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

DUARTE, Luzia Franco  y  ALMEIDA, Janaína Aparecida de Mattos. Interlocuções entre o ensino superior e a educação básica: reflexões sobre a formação de professores. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.413-429. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20901.

Como os conhecimentos e saberes universitários têm adentrado as instâncias escolares da Educação Básica no Brasil? Para responder a essa questão que privilegia a interlocução entre o Ensino Superior e a Educação Básica, neste artigo, busca-se compreender o movimento acadêmico que orienta a formulação de políticas educacionais para a formação em serviço de professores da escola pública, no século XXI. Assim, faz-se um histórico acerca da relação entre universidade e formação inicial/continuada de professores da educação básica no Brasil; apresentam-se dilemas e perspectivas das políticas educacionais contidas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e no Programa de Desenvolvimento Educacional; e apontam-se contribuições da Universidade na instituição de políticas educacionais à formação do professor e suas repercussões ao trabalho docente.

Palabras clave : Universidade; Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR); Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE); Formação Docente Inicial e Continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )