SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Educação, trabalho e flexibilização: perspectivas na agenda das políticas públicas na sociedade da informaçãoPontos nodais para a formação do pedagogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

DUARTE, Luzia Franco  e  ALMEIDA, Janaína Aparecida de Mattos. Interlocuções entre o ensino superior e a educação básica: reflexões sobre a formação de professores. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.2, pp.413-429. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20901.

Como os conhecimentos e saberes universitários têm adentrado as instâncias escolares da Educação Básica no Brasil? Para responder a essa questão que privilegia a interlocução entre o Ensino Superior e a Educação Básica, neste artigo, busca-se compreender o movimento acadêmico que orienta a formulação de políticas educacionais para a formação em serviço de professores da escola pública, no século XXI. Assim, faz-se um histórico acerca da relação entre universidade e formação inicial/continuada de professores da educação básica no Brasil; apresentam-se dilemas e perspectivas das políticas educacionais contidas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e no Programa de Desenvolvimento Educacional; e apontam-se contribuições da Universidade na instituição de políticas educacionais à formação do professor e suas repercussões ao trabalho docente.

Palavras-chave : Universidade; Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR); Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE); Formação Docente Inicial e Continuada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )