SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Medios, cultura y formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

GONCALVES, Viviane Oliveira  y  PARRA MARTINEZ, Juan. Imagem corporal e percepção da influência da mídia: diferenças de gênero em uma amostra de adolescentes. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.461-478. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.27535.

O objetivo do estudo foi investigar as diferenças de gênero em uma amostra de adolescentes em relação à imagem corporal e à percepção da influência dos meios de comunicação. Foi realizado um estudo qualitativo na cidade de Toledo (Espanha), elegendo o grupo de discussão como técnica de coleta de dados. Foram constatadas diferenças nos discursos referentes ao corpo de acordo com o gênero e a presença de maior preocupação e insatisfação com a imagem corporal nas adolescentes, além da existência de diversidade de mediadores na construção da imagem corporal na atualidade: a norma da magreza, a inexistência de diversidade de tamanho de roupas que se adaptem a diferentes corpos, e a evidência social de que as pessoas magras são mais bem aceitas em todos os âmbitos sociais.

Palabras clave : Imagem Corporal; Gênero; Meios de Comunicação de Massa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )