SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Media, culture and formationThe culture of childhood and production of meanings: a study of media reception with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

TAVARES JR., Fernando  and  SCOTON, Roberta. Educação, mídias e TIC: reflexões sobre o papel docente. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.493-510. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28441.

A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papéis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que "moderniza" o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora.

Keywords : Educação; Mídias; Sociedade da Informação; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )