SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Medios, cultura y formaciónLas culturas de la infancia y la producción de los sentidos: un estudio con niños sobre la recepción mediática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

TAVARES JR., Fernando  y  SCOTON, Roberta. Educação, mídias e TIC: reflexões sobre o papel docente. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.493-510. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28441.

A difusão de novas tecnologias da informação e comunicação trazem aos processos sociais novas potencialidades, mas também novos desafios. Os funcionamentos em rede permitiram a emergência de uma nova comunidade epistemológica, de fato genuína em seus elementos e processos produtivos. Analisam-se implicações didáticas dessas transformações, tendo em vista a proposição de novos argumentos à discussão dos papéis e desafios à profissão docente e à escola, em função das transformações sociais e culturais típicas do advento da Sociedade da informação, cuja análise soma-se à dos atores e seus novos papéis e aos desafios apresentados à instituição escolar. Observou-se que não é a introdução de novas TICs que "moderniza" o processo educacional, mas uma nova concepção epistemológica, indutora de uma práxis educativa transformadora.

Palabras clave : Educação; Mídias; Sociedade da Informação; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )