SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Educação, mídias e TIC: reflexões sobre o papel docenteA promoção da inclusão digital de professores em exercício: uma pesquisa de síntese sobre aproximações entre professores, novas mídias e manifestações culturais emergentes na escolar. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SILVA, Walkiria Sousa  e  LUNA, José Marcelo Freitas de. As culturas de infância e produção de sentidos: um estudo de recepção midiática com crianças. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.511-527. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28759.

Com o objetivo de compreender as relações entre imaginário infantil e recepção televisiva, este estudo discute as interações entre as culturas de infância e o processo de recepção das crianças com a telenovela Carrossel (SBT), voltada ao público infantil. O artigo reconhece a recepção midiática como um processo de interação no qual há produção de sentidos. Observamos a participação dos elementos das culturas de infância na interação das crianças com a telenovela como também as manifestações do imaginário infantil em suas produções de sentido. Apoiados na análise de discurso, apresentamos os resultados das apreciações de desenhos e relatos de crianças, fãs da telenovela, interpretados com base no estudo de Sarmento (2004) sobre as culturas de infância.

Palavras-chave : Culturas de Infância; Mídia-educação; Recepção; Telenovela.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )