SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Las culturas de la infancia y la producción de los sentidos: un estudio con niños sobre la recepción mediáticaCurrículo y tecnología: reconfigurando prácticas culturales a través del katybook índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SANTOS, Gilberto Lacerda. A promoção da inclusão digital de professores em exercício: uma pesquisa de síntese sobre aproximações entre professores, novas mídias e manifestações culturais emergentes na escolar. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.529-543. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28790.

O artigo apresenta os resultados der uma Pesquisa de Síntese centrada na identificação de fatores suscetíveis de impulsionar a inclusão digital de professores em serviço. Quatro dissertações de mestrado, realizadas entre os anos de 2011 e 2013, deram forma à investigação metanalítica e seus resultados são aqui apresentados, discutidos e contextualizados. As conclusões gerais apontam que determinados fatores de promoção da inclusão digital de professores em exercício (imersão e alfabetização computacional) devem ser priorizados em detrimento de outros (mobilização e instrumentação). O artigo sinaliza para a complexidade da formação continuada de professores, especialmente quando se trata da construção e do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes com relação às novas mídias e às manifestações culturais emergentes na escola.

Palabras clave : Cultura Digital; Formação Continuada de Professores; Inclusão Digital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )