SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3La promoción de la inclusión digital de los docentes en ejercicio: uma investigación de síntesis sobre las aproximaciones entre profesores, nuevos medios y manifestaciones culturales emergentes en la escuelaEl teléfono móvil celular en la escola: políticas, usos y desafíos pedagógicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

ROSARIO, Roberta Sales Lacê  y  AXER, Bonnie. Currículo e tecnologia: reconfigurando práticas culturais através do katybook. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.545-556. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28797.

Este artigo nos instiga e nos aproxima, na condição de pesquisadoras do campo do currículo, para problematizar as possibilidades de (re)configuração dos processos de produção curricular como práticas que se desenvolvem a partir das produções culturais na/com a tecnologia. Além disso, propõe discutirmos as relações e produções culturais dos sujeitos que permeiam o espaço da escola enquanto produções que reescrevem novas/outras práticas constituidoras do currículo e da cultura. Assim, propomos nossas análises a partir do episódio de criação de um chat (bate-papo) nomeado de katybook pelos estudantes do 5º ano do EF do CAp/UERJ. Acreditamos que discutir o currículo nesse contexto nos faz ir além das proposições dos documentos curriculares, faz-nos analisá-lo como um espaço constituído por posturas, atitudes e falas.

Palabras clave : Currículo; Tecnologia; Cultura; Prática/Política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )