SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3A promoção da inclusão digital de professores em exercício: uma pesquisa de síntese sobre aproximações entre professores, novas mídias e manifestações culturais emergentes na escolar.Celular na escola: políticas, usos e desafios pedagógicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ROSARIO, Roberta Sales Lacê  e  AXER, Bonnie. Currículo e tecnologia: reconfigurando práticas culturais através do katybook. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.545-556. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28797.

Este artigo nos instiga e nos aproxima, na condição de pesquisadoras do campo do currículo, para problematizar as possibilidades de (re)configuração dos processos de produção curricular como práticas que se desenvolvem a partir das produções culturais na/com a tecnologia. Além disso, propõe discutirmos as relações e produções culturais dos sujeitos que permeiam o espaço da escola enquanto produções que reescrevem novas/outras práticas constituidoras do currículo e da cultura. Assim, propomos nossas análises a partir do episódio de criação de um chat (bate-papo) nomeado de katybook pelos estudantes do 5º ano do EF do CAp/UERJ. Acreditamos que discutir o currículo nesse contexto nos faz ir além das proposições dos documentos curriculares, faz-nos analisá-lo como um espaço constituído por posturas, atitudes e falas.

Palavras-chave : Currículo; Tecnologia; Cultura; Prática/Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )