SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Currículo e tecnologia: reconfigurando práticas culturais através do katybookOs professores e o medo da mídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

MARTIN, Lívia da Silva Neiva  e  TOSCHI, Mirza Seabra. Celular na escola: políticas, usos e desafios pedagógicos. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.557-574. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28786.

Este estudo teve como objetivo geral identificar e analisar quem e quais são os atores escolares que usam o celular na escola. Buscou, ainda, identificar quais mudanças ocorreram e ocorrem com o uso do celular na escola na perspectiva de conhecer as alterações provocadas nas atividades pedagógicas de escolas municipais e estaduais de uma cidade de médio porte. Com abordagem qualitativa, foram realizadas observações de diferentes situações de uso do celular na escola, relatos espontâneos dos pesquisados, anotados em protocolos de registro, e aplicação de questionário para os estudantes. Os celulares estão na escola e discutir formas de incorporação e de usos intencionais para esse contexto é importante, pois é parte da cultura dos sujeitos que ali frequentam. No entanto, para que se transformem em elementos concretos de compromisso profissional, cultural, social e político, precisa-se de gestores capacitados, professores bem formados e escolas em condições adequadas.

Palavras-chave : Escola; Celular; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )