SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Maestros y el miedo de los mediosLa gestión institucional de los cursos técnicos profesionales de nivel medio en la modalidad a la distancia ofrecidos por la red e-Tec Brasil: primeras aproximaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

LEITE, Carlinda  y  RAMOS, Kátia Maria da Cruz. O exercício docente na sua relação com a Reforma Universitária decorrente do Processo de Bolonha: o que dizem professores da Universidade do Porto. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.593-609. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28578.

Foi no cenário do final do século XX, e em consequência do Processo de Bolonha, que se começou a sentir efeitos do discurso advindo de um movimento que reclamou uma reformulação dos processos curriculares e o reconhecimento de que o trabalho docente no ensino superior exige um conhecimento pedagógico‑didático para além do conhecimento específico do campo das disciplinas em que atua cada professor. No quadro dessa situação, este texto tem como objetivo analisar esse discurso e suas implicações no exercício docente. Para isso, dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto, que recolheu opiniões de professores através de um questionário e que permitiu constatar a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas para reconfigurações da docência universitária.

Palabras clave : Reforma Universitária; Docência Universitária; Exercício Docente; Processo de Bolonha.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )